Shalom! Você já parou pra pensar no significado real dos nomes dos livros da Bíblia Sagrada ?
Já sabemos que nomes no hebraico carregam significados e não seria diferente com o Pentateuco.
Em hebraico Pentateuco se diz Torá תורה que tem origem na palavra ensino, e é por isso que até hoje para o povo de Israel e judeus mundo afora, esses cinco primeiros livros são os mais importantes.
O Pentateuco é tradicionalmente atribuído a Moisés, que teria escrito esses livros durante o êxodo dos israelitas do Egito, por volta do século XIII a.C.
Vejamos os nomes dos cinco primeiros livros da bíblia no idioma hebraico
- Gênesis – בְּרֵאשִׁית (Bereshit)
- Êxodo – שְׁמוֹת (Shemot)
- Levítico – וַיִּקְרָא (Vayikra)
- Números – בְּמִדְבַּר (Bemidbar)
- Deuteronômio – דְּבָרִים (Devarim)
Importância para o Povo Judeu
Para os judeus, a Torá é a base de toda a sua fé e prática religiosa. Ela contém as ordenanças (mitzvot) e ensinamentos que guiam a vida cotidiana e espiritual do povo judeu.
Regularmente a Torá é lida e estudada nas sinagogas, em Israel a mesma é base para muitas da festividades e feriados do calendário do país ( o calendário hebreu)
Visão Cristã
Para os cristãos, o Pentateuco é igualmente importante, pois estabelece as bases para a fé em Deus e a história da salvação que culmina em Jesus Cristo. Conhecer os textos originais em hebraico pode enriquecer a compreensão das Escrituras, proporcionando uma visão mais profunda dos contextos históricos, culturais e linguísticos.